top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube

Celebre o Dia Mundial da Criatividade na sua Instituição de Ensino

A inspiração do World Creativity Day para as escolas e faculdades mais inovadoras do mundo, estimulando o potencial criativo e colaborativo de estudantes e professores.

O que é 
o
World Creativity Day For Education?

O World Creativity Day é o maior Festival Colaborativo de Criatividade, organizado anualmente em muitas cidades do mundo na semana de 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação (ONU).


O modelo For Education é grande oportunidade para aproveitar esta semana e criar um ambiente mais criativo na sua instituição de ensino, estimulando ideias e colaboração, fortalecendo a cultura de inovação, realizando um festival inspirador em sua escola e faculdade, contribuindo para o desenvolvimento de potenciais essenciais, hoje e no futuro.


É também um programa de desenvolvimento humano com foco na liderança criativa, capacitando professores, gestores e alunos em poderosos soft-skills como criatividade, colaboração, aprendizagem contínua e visão sustentável, dando acesso a uma valiosa certificação como Creative Leadership Professional®.

Frame 44.png

Creative Leadership Program® 

Escolha

A instituição de ensino deve escolher um ou mais representantes para fazer a formação em liderança criativa, com metodologia da World Creativity Organization que proporciona desenvolvimento de líderes por meio de masterclasses teóricas organizadas em 12 tópicos integrados, ministradas por profissionais experientes e inspirados.

Representantes

Estes representantes, professores, gestores ou estudantes, serão os responsáveis por coordenar a realização do Dia Mundial da Criatividade na instituição de ensino, com a colaboração de outras equipes e suporte da WCD.

Formação

O programa de formação acontece entre os meses de janeiro e abril de 2024, culminando na realização do festival nos municípios nos dias 19, 20 e 21 de abril.

Aulas

As aulas síncronas são realizadas de 20 de janeiro a 9 de abril, unicamente em modo online, por meio de plataforma virtual, sempre às terças-feiras, das 19h às 20h30. No caso da impossibilidade do aluno assistir à aula síncrona, esta fica gravada e será disponibilizada em plataforma exclusiva durante a formação 2024.

O projeto nasceu com o brasileiro Lucas Foster ao realizar encontro sobre economia criativa em São Paulo, em novembro de 2014, com participação do professor John Howkins, pioneiro da área. Os eventos anuais para celebrar a criatividade ganharam reforço em 2.017, quando a resolução 71/284 da assembleia das Nações Unidas estabeleceu 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para aumentar a conscientização sobre estes universos como propulsores de solução de problemas ligados aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Evolução do dia mundial da criatividade.jpg

Conteúdo Programático CLP®

A formação ocorre por meio de masterclasses teóricas, sessões práticas e conteúdos complementares, totalizando aproximadamente 38 horas-aula, bem como interação regular com a comunidade criativa das cidades e empresas que organizam o Dia Mundial da Criatividade. 

Aulas teóricas e educadores

Edna_edited.jpg

Aula Inaugural por Edna dos Santos-Duisenberg

Economista, pesquisadora e conselheira internacional, com carreira de 30 anos na ONU em várias funções, entre elas, chefe do Programa de Economia Criativa do UNCTAD. É conselheira do Instituto das Nações Unidas para pesquisa e formação – UNITAR.

Aulas Práticas

Além das Masterclasses teóricas, os líderes das instituições de ensino também assistem a sessões de aulas práticas com a equipe WCD para orientar como se organiza um festival de criatividade dentro do espírito do Dia Mundial da Criatividade. São tratados temas como objetivos da instituição, alinhamento com outros programas internos, comunicação, curadoria da programação, identidade visual, gerenciamento de inscrições para voluntários e inspiradores, experiências incríveis para estudantes, entre outros.

Certificação Creative Leadership Professional®

Como resultado desta formação em liderança criativa, o aluno da formação recebe a certificação internacional “Creative Leadership Professional”, concedida pela World Creativity Organization.

Para isso, é preciso ter presença mínima requerida nas masterclasses e sessões práticas, realizar o festival em sua instituição de ensino, atingindo os objetivos mínimos propostos quanto à quantidade de atividades e número de participantes, apresentando os resultados em pitch final pós-evento.

Benefícios do 
World Creativity Day For Education

Realizar o Dia Mundial da Criatividade para os alunos da instituição;

Associar a marca da Instituição ao evento mundial e conectar propósitos comuns;

Promover ambiente mais criativo e aberto a novas ideias que resulte em crescimento e evolução;

Gerar conexões e oportunidades entre pessoas e ideias, engajando a comunidade estudantil;

Alunos participantes recebem a CERTIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO WCD® emitida pela World Creativity Organization;

Página no site WCD (https://worldcreativityday.com/) própria da instituição para divulgação das atividades e inscrições;

Autorização para uso da marca WCD dentro da instituição durante as atividades;

Artes para postagem de conteúdos;

O aluno CLP® se torna um líder mais capaz de desenvolver e implementar processos e projetos dentro da organização, tendo o World Creativity Day como um laboratório prático (já são mais de 150 lideranças certificadas).

Acesse a área de cadastro do World Creativity Day clicando aqui ou atráves do botão abaixo e faça sua inscrição

1

2

Ao enviar suas informações, você entra no banco de dados para o processo seletivo das empresas do festival para as próximas edições.

3

O processo seletivo das próximas edições será informado via email e redes sociais oficiais do World Creativity Day (@worldcreativityday).

Faça parte de nossa comunidade, acompanhe nossas atividades e projetos, compartilhe suas ideias e saiba mais sobre o World Creativity Day em sua cidade.

4

Cadasto

Formulário de cadastro para Instituição

Obrigado(a)

  • O que é ser um líder local do World Creativity Day?
    Líder local é pessoa residente em determinada cidade e que interage com o ecossistema de criatividade e inovação do município. São profissionais ou empreendedores interessados em desenvolver novas habilidades, engajados em construir uma cultura de inovação em sua comunidade e fortalecer sua marca como referência em criatividade. São pessoas que voluntariamente se candidatam para participar do Dia Mundial da Criatividade, passando por um processo de seleção pela Organização Mundial da Criatividade e que recebem, durante 12 semanas, uma formação executiva em liderança criativa para garantir a realização com excelência do maior festival colaborativo de criatividade do mundo em sua cidade, com o apoio da World Creativity Day.
  • Quais os benefícios para a liderança local?
    Ter a experiência de coordenar o Dia Mundial da Criatividade, maior festival colaborativo de criatividade do mundo, dentro do ecossistema da cidade; Desenvolver uma visão inspirada para empreender, impulsionar processos e acelerar a transformação das organizações e da sociedade, ancorada em objetivos de desenvolvimento sustentável; Desenvolver soft skills como criatividade, colaboração e comunicação com conteúdos teóricos inspiradores e aplicação prática na realização do festival; Tornar-se liderança criativa capaz de desenvolver e implementar processos e projetos com a experiência de organizar um evento plural e em rede; Desenvolver networking diverso e fortalecer laços com pessoas do ecossistema de inovação do município; Conectar-se com outras lideranças locais de todo o Brasil; Ganhar visibilidade dentro da própria cidade e para a cidade; Conquistar a Certificação Creative Leadership Professional®.
  • Quais os benefícios para a comunidade?
    Proporciona conteúdos e experiências inspiradoras para os públicos da cidade; Oferece acesso democrático ao conhecimento e entretenimento com atividades gratuitas em diversos pontos do município; Empodera protagonistas nas comunidades, dando voz e visibilidade aos talentos locais como inspiradores, voluntários, parceiros; Estimula a economia criativa local e destaca as vocações e criações de cada município; Aproxima diversos agentes do ecossistema local com um propósito comum e atuando em parcerias; Conecta pessoas, empresas, poder público e outras organizações para promover criatividade, inovação, educação e cultura; Gera oportunidades de negócio para pessoas e organizações, impactando positivamente comunidades para alavancar inclusão produtiva e o empreendedorismo.
  • Requisitos para se inscrever
    Para se inscrever, é essencial ter interesse, envolvimento e experiência com assuntos relacionados ao universo da World Creativity Day como: criatividade, inovação, empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologia, gestão de pessoas, diversidade e inclusão, entre outros. A idade mínima para inscrição é de 18 anos, sem limite máximo. É preciso ter disponibilidade para participar do processo de captação de recursos durante o segundo semestre do ano e da formação em liderança criativa de final de janeiro a meados de abril do ano seguinte, além das horas voltadas à organização e realização das atividades do evento. É importante ter perfil nas redes Linkedin e Instagram (aberto). Não são permitidas pessoas que atuem em cargos públicos, com exceção de posições em escolas ou universidades públicas.

Ficou com alguma dúvida?

Nos envie um e-mail que entraremos em contato

Responderemos em breve

bottom of page